top of page

ARQUITETURA DE BEM-ESTAR

  • Foto do escritor: fogacabueloni
    fogacabueloni
  • 9 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualmente, um dos principais objetivos das pessoas é ter qualidade de vida, e isso tem se traduzido em uma preocupação crescente com o design de interiores.

A casa é o lugar de descanso, lazer, socialização e, muitas vezes, também de trabalho. Sua importância é vital para o bem-estar da família.

Se os indivíduos evoluem, as residências, por sua vez, também se modificam para abraçar as novas tendências de estilos de vida.

Veja a seguir 9 tendências de design que devem crescer nos próximos anos.

1. Espaços otimizados

A metragem das casas vem encolhendo, isso é fato, mas ao mesmo tempo os valores de uma vida caseira estão sendo resgatados, em prol de um estilo de vida mais saudável. Observa-se uma preferência por fazer refeições, receber amigos e cultivar os próprios temperos em casa. O desafio aqui é encaixar essas necessidades em um espaço reduzido, e a solução está na otimização.

É possível planejar o uso mais eficiente do espaço e projetar ambientes multiuso, usando as técnicas do design para oferecer lares ao mesmo tempo funcionais e aconchegantes.

2. Greenery, a cor do ano

No plano das cores, o verde vem com tudo! Em 2017 a Pantone elegeu o Greenery como a cor do ano, reafirmando o que já temos visto há algum tempo entre as tendências de design — tons que remetem à natureza e trazem alegria e relaxamento.

Por ser uma cor que carrega muita personalidade o ideal é usá-la nos detalhes e apostar nas variações do tom. Um jeito leve de aplicá-la é investir no verde natural das plantas, como veremos mais adiante!

3. Tecnologia camuflada

A tecnologia já tem seu espaço consolidado, mas foi-se o tempo de exibir com orgulho todos os gadgets da casa. Então, como encaixá-los na decoração sem deixar o ambiente frio e impessoal? O truque aqui está na camuflagem! Fios, quando necessários, precisam estar sempre escondidos e os aparelhos devem cumprir também uma função estética no ambiente, harmonizando com as cores e formas. Eles devem agregar valor ao projeto e acrescentar conforto e praticidade ao dia a dia, mas sem protagonismo na estética.

4. Materiais naturais

Seguindo a tendência de ambientes mais intimistas, os materiais naturais como os tijolos, madeira e pedra, prometem roubar a cena. Se engana quem pensa que esses materiais devem ser reservados apenas para ambientes rústicos — com a técnica certa, é possível manter a modernidade e proporcionar acolhimento.

5. Branco e off-white

O branco e o off-white são apostas certeiras para quem procura por algo atemporal e versátil, por isso, a tendência que já é forte promete se manter. A variação fica por conta dos detalhes, como objetos, almofadas e tapetes coloridos ou estampados, que podem ser trocados de tempos em tempos, renovando o ambiente.

6. Formas geométricas

As formas geométricas criam um estilo moderno e trazem mais dinamismo ao ambiente. Combinando com tons neutros, é possível construir uma decoração criativa sem pesar no visual.

Outra vantagem é a sensação de organização que elas passam e a facilidade de combinar diversos estilos e padrões.

7. Armários compactos e funcionais

Como vimos, a otimização dos espaços é mais que uma tendência de design, é uma exigência. Os projetos de armários vão acompanhar essa necessidade e tendem a se concentrar em uma única parede, priorizando a funcionalidade.

A cozinha deve sentir essa mudança: armários suspensos por todo o cômodo são deixados de lado, reunindo-se e dando mais leveza ao ambiente.

8. Plantas

Dentro da valorização da qualidade de vida e de um ambiente mais saudável, as plantas vêm retomando o seu lugar dentro de casa. Prova disso é a tendência do movimento urban jungle.

As pessoas querem vida no interior, por isso paredes verdes, hortas e terrários ganham espaço na decoração além dos arranjos e vasos.

9. Minimalismo escandinavo

Não há mais espaço para ser dedicado apenas aos enfeites. As tendências de design agora seguem um tom mais minimalista, em que para existir no ambiente o objeto precisa ter um propósito. Menos é mais no estilo que especialistas estão chamando de escandinavo.

Um bom projeto é capaz de transformar a simplicidade em algo único, que reflita personalidade utilizando poucos, mas inteligentes, artifícios de decoração.

fonte: https://blog.promob.com

 
 
 

Opmerkingen


  • twitter
  • facebook
  • linkedin

©2018 by fogaça bueloni arquitetos associados. Proudly created with Wix.com

bottom of page