top of page

21 DICAS DE DECORAÇÃO E REFORMA QUE VALEM OURO


1. O primeiro passo é medir todos os espaços Antes de ir à loja, meça com a trena o ambiente, o tamanho dos móveis e a distância necessária entre eles para conseguir circular. Nunca confie somente na sua percepção visual, senão você pode acabar comprando um sofá que não cabe na sala.

2. Móveis com múltipla função

Para economizar espaço, uma boa dica é um mesmo móvel ter mais de uma função como um banco-baú onde você pode guardar mantas e almofadas ou os brinquedos das crianças.

3. Dança das cadeiras Para garantir uma boa circulação, as cadeiras da mesa de jantar precisam de um espaço para recuo mínimo de 60 cm. Se você não tem esse espaço, opte pelo uso de bancos encostados na parede, por exemplo.

4. Forro de gesso Se o pé-direito tiver menos de 2,70m, aborte a ideia de fazer um forro de gesso. Tire proveito dos pontos no teto e abuse da iluminação indireta. Lembre-se: para embutir a iluminação, é preciso rebaixar o forro no mínimo 12cm.

5. Olha o nível! Quando for instalar o piso da sala, não se esqueça de prestar atenção no nível. Para não errar, e acabar criando um degrau desnecessário logo na entrada, considere como altura limite do piso a soleira da porta de entrada.

6. O tamanho das portas As portas de entrada devem ser as mais largas de todas, com no mínimo 80 cm para permitir a entrada de móveis e compras. Já as portas dos dormitórios podem ter 70cm e as dos banheiros, 60cm.

7. Esconde-esconde Para camuflar a condensadora do ar-condicionado na varanda, pode-se criar uma estrutura ripada de madeira ou alumínio, que serve ainda de apoio para uma floreira. Mas atenção, para não invalidar a garantia do produto, confira no manual quais são as especificações de respiro antes de executá-la.

8. Energia de sobra Antes de fazer alguma alteração elétrica, como instalar um ar-condicionado, verifique as condições de seu prédio. Se o edifício é antigo, o quadro de entrada de energia pode não aguentar tamanha carga.

9. Uma boa noite de sono Nos dormitórios, deve-se ter cuidado com algumas medidas que garantem o conforto: a distância da cama até a parede ou até o armário deve ser de no mínimo 60 cm, e a altura da cama pode variar de 45 a 60cm. A medida padrão de um colchão de solteiro é de 0,88 x 1,88m, de casal, 1,38 x 1,88m. Já os modelos queen e king medem 1,58 x 2,00m e 1,93 x 2,00m.

10. Ilusão de ótica Em quartos estreitos, usar um painel de cabeceira que ocupe toda largura da parede dá a sensação de alargá-lo. Já para quartos onde o pé-direito é baixo, um painel que vai de piso a teto cria ilusão de altura.

11. Debaixo da cama Se falta espaço para guardar tudo no armário, aproveite o vão livre embaixo da cama. Existem modelos de cama ou box com baú integrado. Você pode usar este compartimento para guardar documentos, bolsas, sapatos ou roupas de cama.

12. Passado e engomado Os guarda-roupas devem ter no mínimo 55cm de profundidade, medidas inferiores a essas não acomodarão direito os cabides e farão com que suas roupas fiquem amassadas. Lembre-se que armários com portas de correr avançam 8cm a mais na profundidade que os com portas comuns (de giro) por conta do trilho.

13. Papel de parede Na hora de escolher o papel de parede, tome cuidado para não exagerar no desenho. A dica é tentar manter um equilíbrio entre o desenho e a cor. Nos lavabos, priorize os modelos vinílicos ou adesivados, que são resistentes a respingos de água.

14. A cuba ideal De apoio, sobreposta ou embutida. Escolha a cuba antes de reformar o banheiro, porque ela influencia a altura do ponto de água e da bancada, que deve ficar de 80 a 90cm do piso.

15. Vaso sanitário Ao escolher o modelo do vaso, preste atenção também no tamanho considerando a circulação do banheiro, pois eles variam de 45 a 60cm de profundidade. Para garantir o conforto o vaso deve ter um vão de 35 a 40cm para cada lado do seu eixo.

16. Os requisitos de uma ilha Se você quer ter uma ilha na cozinha, lembre-se de deixar saídas de energia e de gás. Para instalar o cooktop, a ilha precisa ter no mínimo 80cm de profundidade e a circulação dela à bancada deve ser de no mínimo 90cm. Para embutir o forno na ilha, logo abaixo do cooktop, compre um modelo que permita tal instalação e respeite a distância mínima de 20cm ao fundo.

17. Coifa segura A distância mínima entre a coifa e os queimadores do fogão é de 65cm para os fogões elétricos. No caso de modelos a gás ou combinados, a distância pode variar de 70 a 80cm – em nenhum dos casos deve ultrapassar os 80cm. O ponto de energia deve ficar no centro da instalação da coifa, a 2,20m do piso, ou vir pelo forro de gesso, passando por dentro do duto.

18. Ladrilho hidráulico Apesar de super decorativo, o ladrilho hidráulico não é a melhor opção para o piso da cozinha. Esse revestimento é poroso e, mesmo impermeabilizado, pode manchar. O melhor é optar por instalá-lo na parede, ou, ainda, escolher um porcelanato que imite ladrilho.

19. Barriga na pia Quando se fala em ergonomia, qualquer centímetro faz muita diferença. Não subestime uma diferença de 5cm, por exemplo, porque é isso que vai proporcionar conforto ou não. A bancada da cozinha, em geral, deve ter 90cm de altura.

20. Cozinhas integradas Quer uma cozinha integrada à área social? Se for possível, invista nessa ideia porque ela amplia o living e deixa mais agradável na hora de receber. E a abertura não precisa ser definitiva, dá para isolar a área gourmet usando portas de correr e fechar quando precisar.

21. Cada um no seu quadrado Os eletrodomésticos precisam de nichos específicos. Um cálculo errado pode comprometer seu funcionamento e inviabilizar a garantia do produto. Defina os modelos e marcas antes de começar o projeto de armários da cozinha, assim será possível deixar tudo alinhado e calcular os respiros corretos e os pontos hidráulicos e elétricos necessários.

A reforma e a decoração de um imóvel envolve esses pontos e outros tantos, então o melhor mesmo é contar com orientação e ajuda profissional para tirar o seu sonho do papel. ;)

bottom of page