top of page

PSICOLOGIA DAS CORES: O QUE SIGNIFICA CADA UMA E COMO APLICAR NA DECORAÇÃO


A percepção das cores tem a ver com a história, com a memória e com o aprendizado, e está relacionada com atributos culturais e de treinamento. Segundo Eva Heller, autora do livro Psicologia das cores, cores e sentimentos não se combinam ao acaso e nem são uma questão de gosto individual – são vivências comuns que desde a infância foram se enraizando em nossa linguagem e pensamento.

É provado que a cor tem um forte poder sobre as impressões e percepções das pessoas, podendo até mesmo alterar seu estado de espírito, suas emoções.

Na decoração podem influenciar de diversas maneiras, criando diferentes atmosferas, alterando visualmente as proporções de um ambiente, aquecendo ou esfriando, valorizando ou disfarçando e estimulando nossos sentidos podem encorajar o relaxamento, o trabalho, o divertimento ou o movimento.

As cores são um dos principais fatores na forma como nos relacionamos com um ambiente e o que ele nos transmite.

AMARELO

Considerada uma cor quente, o amarelo traz a sensação de calor, estimula, ilumina, eleva o ânimo, proporciona vivacidade e está associada ao poder e otimismo. Eleva nossa capacidade de realização.

O amarelo estimula o apetite e as atividades intelectuais, sendo ideal para ambientes que necessitam de uma atmosfera ativa.

Pelo seu elevado grau de luminosidade, pode causar desconforto visual. Representa o sol, então vale investir nesta cor quando o ambiente for escuro ou sem janelas.

LARANJA

Considerada também uma cor quente, traz as mesmas propriedades do amarelo, porém num grau mais elevado.

Representa energia, calor, fogo, podendo proporcionar vitalidade, dinamismo, elevar o nosso ânimo e reduzir a depressão.

O laranja diminui as inibições e é indicado para aumentar a vitalidade.

É um estimulante físico e mental, alargando a mente e abrindo-a para novas ideias. Pode ser empregada em locais de trabalho e estudo. Também estimula o apetite, então use com moderação.

VERMELHO

Cor do fogo e do sangue, o vermelho é a cor mais importante para muitos povos por ter maior ligação ao princípio da vida.

Também considerada cor quente, é excitante, anima, traz confiança, força de vontade e agilidade para tomarmos iniciativas.

Estimula as emoções, inibe o medo e as preocupações, mas também e pode produzir nervosismo. Por ser estimulante e dinâmica deve ser usada com cautela.

VERDE

Verde é a cor que está no ponto de equilíbrio entre calor e frio.

Simboliza bem-estar, saúde, frescor, esperança, segurança, equilíbrio, juventude, tranquilidade e suavidade.

O verde é muito empregado na decoração pois tem uma grande variedade de tons e traz sempre sensações agradáveis e confortáveis, além de compor facilmente com outras cores.

No seu tom claro torna-se uma cor tranquilizante e até sedativa, podendo ser utilizada em quartos, salas de estar e escritórios.

Em seu tom mais escuro pode trazer sensação de seriedade e segurança.

AZUL

Considerada cor fria, dá impressão de profundidade ao ambiente. Pode estimular serenidade, paz e repouso.

Segundo a Cromoterapia, é uma cor sedativa e curativa. Assim, em ambientes de repouso, relaxamento e tranquilidade como no quarto, ele é bem indicada.

Deve-se ter cuidado com o tom, pois pode deprimir ao fim de algum tempo. O azul em sua tonalidade mais clara, traz serenidade, já em seu tom escuro, representa profundidade de sentimento.

É uma cor com sensação refrescante podendo ser utilizada em lugares quentes. Em lugares gelados deve ser evitada pois aumenta a sensação de tristeza e frio.

VIOLETA

Considerada também cor fria, estimula nosso lado psíquico e espiritual e traz lucidez e equilíbrio nas atitudes.

Pode estar ligada à ideia de saudade e ciúme mas também à sabedoria, respeito e espiritualidade, depende do estado de espírito.

Indicada para ambientes de atividades espirituais ou de meditação e relaxamento.

Além do arco-íris:

BRANCO

Representa a paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade e simplicidade.

Pode ser utilizado como cor predominante, e combina com todas as outras cores. Traz bastante luminosidade, simplicidade e induz à ordem e à organização, mas em excesso pode se tornar irritante.

PRETO

O preto é uma cor sofisticada e imponente. Possui a propriedade física de absorver quase todos os raios luminosos que incidem sobre ele e por isso pode literalmente esquentar o ambiente.

Pode transmitir a sensação de seriedade e prudência, mas combinado com outras cores, traz uma sensação de modernidade.

CINZA

Resultado da mistura do preto com o branco, posiciona-se entre a luz e a sombra.

É passivo, sem vida, não relaxa nem anima, e não interfere nas sensações. Por esse motivo é bem empregado junto com outras cores.

MARROM

Marrom é uma cor que simboliza melancolia, mas também resistência e vigor.

Remete aos tons de terra e aos materiais naturais, como madeira, lã e couro, por isso traz sensação de conforto e acolhimento.

O marrom é uma boa cor para atividades que exijam concentração, como bibliotecas e escritórios.

Fica a dica:

- A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio, se pintar uma parede de vermelho é bom pensar em tons neutros nas outras paredes;

- A composição de tons de uma só cor também é uma boa pedida;

- Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente, como a que fica de frente para a porta da entrada e chama a atenção. Evite destacar paredes recortadas;

- Para ampliar ambientes pequenos a regra geral é usar cores claras e outras que “afastem”, como o azul e o verde;

- No teto, use uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito alto, “diminuindo” o ambiente. Se o espaço for pequeno, sempre opte pelo branco para “ampliar”;

- O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é optar por um painel madeirado, um revestimento ou uma cor mais escura nessa parede.

*fonte: VivaDecoraPRO

bottom of page