top of page

COMO DEIXAR SEU APÊ COM A SUA CARA SEM QUEBRA-QUEBRA!

Reformar e decorar a sua casa para deixá-la do seu jeito é o sonho de quase todo mundo, não é mesmo? Mas, muitas vezes, principalmente no caso de apartamentos alugados, há algumas limitações com relação às reformas que podemos fazer. Pensando nisso, separamos 9 super dicas para reformar e decorar seu imóvel com pouco impacto, bastante funcionalidade e muita personalidade!

1. Piso

Em muitos casos o piso não está nas melhores condições ou simplesmente não agrada. Aí vale apostar nos pisos vinílicos de sistema click, eles podem ser instalados por cima do piso existente e desinstalados na hora de mudar e ainda serem reutilizados na sua próxima morada. Por ser resistente à água, pode ser usado até mesmo na cozinha.

Outra opção pode ser cobrir as áreas de piso que desagradam com grandes tapetes. Aliás usar tapetes é sempre válido para trazer aconchego e conforto ao ambiente, principalmente ambientes de piso frio.

2. Pintura

Pintura é a maneira mais prática de trazer impacto visual à uma parede. Você pode trazer o foco para uma determinada parede destacando-a com uma cor mais escura ou diferente das demais, fazendo um grafismo ou pintando-a até meia-altura. Os azulejos, quando não agradam ou estão muito sem graça, também podem ser pintados (desde que acordado com o proprietário no caso de imóveis alugados), mas nesse caso o melhor é usar tinta acrílica ou epóxi.

3. Adesivos

Os adesivos também são uma solução bacana para mudar a cara da parede ou dar aquela bossa ao ambiente. Hoje em dia, há no mercado uma infinidade de opções desde modelos específicos para azulejos, revestimentos autocolantes e papéis-de-parede adesivos que você pode aplicar no melhor estilo DIY e que depois podem ser facilmente removidos.

4. Iluminação

É possível ter uma iluminação flexível e versátil, mesmo sem forro de gesso. Para isso conte com o uso de trilhos, spots com fiação externa e arandelas de tomada além dos abajures e luminárias de piso. Assim você consegue criar diferentes focos de luz deixando o ambiente mais funcional e aconchegante.

5. Cortinas

Invista em cortinas e persianas, pois além de trazerem privacidade e conforto, disfarçam eventuais imperfeições e vestem as paredes deixando o ambiente bem mais convidativo e aconchegante.

Em apartamentos pequenos ou studios, uma cortina pode fazer as vezes de uma divisória de ambiente.

6. Móveis soltos

Com tamanha variedade de peças no mercado, é quase impossível não encontrar estantes, racks, buffets e armários soltos que caibam perfeitamente no seu estilo, nas suas medidas e no seu orçamento. Invista em marcenaria ou planejados apenas se for estritamente necessário o aproveitamento máximo do espaço ou da funcionalidade, como na cozinha ou no closet. Mesmo assim, nesses ambientes, se não for possível fazer os móveis sob medida, há a opção de usar e abusar de estantes e araras.

7. Quadros

Nada traz tanta personalidade a um ambiente quanto os quadros, por isso são essenciais na decoração. E, mesmo que você não tenha a menor intimidade com a furadeira, ou não quer deixar a parede feito um queijo suíço, é só recorrer aos ganchinhos adesivos ou expor as obras apoiadas num aparador, prateleira, buffet e até na cabeceira da cama. Quadros grandes podem até mesmo ficar apoiados direto no piso. Viu, não tem desculpa para parede pelada em casa, hein?!

8. Acessórios

Eles, mais do que ninguém, refletem a personalidade dos moradores, contam a sua história, carregam memórias e complementam o estilo da decoração dando aquele toque final. São a cereja do bolo! Aproveite as superfícies dos móveis de apoio e as estantes para expor seus objetos, suas coleções, seus livros, seus porta-retratos... depois de criar uma base interessante e funcional, você se sentirá finalmente em casa quando imprimir sua personalidade em cada ambiente.

9. Plantas

O verde traz vida para a decoração, literalmente. Se você adora plantas e flores e tem paciência para cuidar bem delas (pois elas exigem e merecem nosso cuidado), abuse de vasos e arranjos para deixar sua morada acolhedora. Mas se você não está tão afim de ter uma verdadeira 'urban jungle', também não tem problema, opte por ter o verde de forma pontual e dê preferência para espécies que requerem quase nada de manutenção, como as suculentas. Verde é vida!


bottom of page